Histórico
Pavilhão de Comando
A origem do 10º Depósito de Suprimento (10º D Sup) remonta a 02 ABR 1943, data em que foi sancionada, pelo Presidente Getúlio Vargas, através do decreto nº 5.371, a criação do Estabelecimento Regional de Subsistência da 10º Região Militar (ERS/10), decorrente da necessidade do Exército em realizar o suprimento de artigos de subsistência às OM recém-criadas na região de Fortaleza, em função do caráter estratégico da área para a defesa do litoral nordestino, face às ameaças das forças nazi-fascistas, em plena 2ª Guerra Mundial.
Nos anos seguintes, o ERS/10 foi se estruturando com a finalidade de aprimorar o seu mister, a atividade logística de suprimento, através da ativação da Padaria Militar, em 1944, e do Matadouro Militar em 1948.
Em 1951, foi criada a Granja Corcovado, que tinha como missão desenvolver as atividades ligadas a bovinocultura, suinocultura e ao cultivo de plantas forrageiras.
Em 01 DEZ 1956, foi criada a 10ª Companhia Depósito de Subsistência (10ª CDS), com o intuito de atender as necessidades em pessoal do ERS/10.
Em 02 ABR 1975, foi criado o 10º Pelotão de Remuniciamento (Pel Rem/10), no distrito de Penedo, no município de Maranguape-CE, OM independente e autônoma, subordinada à 10ª Região Militar, com a finalidade de receber, armazenar e distribuir munição para as Organizações Militares situadas nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.
O ERS/10 prossegue suprindo as OM da 10ª Região Militar até a sua transformação, em 1976, em Depósito Regional de Subsistência (DRS/10), oportunidade em que houve a implantação do Subsistema de Subsistência, o qual estabeleceu uma maior eficiência no controle e na distribuição dos Suprimentos de Classe I para as OM apoiadas.
Ainda em decorrência da transformação do Estabelecimento Regional de Subsistência (ERS/10) em Depósito Regional de Subsistência (DRS/10), a 10ª Companhia Depósito de Subsistência (10ª CDS) perdeu sua autonomia, ficando como orgânica do DRS/10.
Em 05 DEZ 1990, decorrente de um novo conceito de apoio logístico no Exército, foram extintos, além do DRS/10, o Depósito Regional do Material de Intendência(DRMI/10), o Depósito Regional de Armamento e Munição (DRAM/10) e o 10º Pelotão de Remuniciamento (Pel Rem/10), sendo então criado o 10º Depósito de Suprimento (10º D Sup), por meio das Portarias Ministeriais nº 036 e 037-Res, de 05 de dezembro de 1990, que absorveu o pessoal, o acervo material e as missões das OM extintas.
Seguindo determinações da Portaria Ministerial nº 037-Res, de 05 de dezembro de 1990, o 10º Pelotão de Remuniciamento foi extinto, em 1º de janeiro de 1991, originando a 2ª Companhia de Suprimento do 10º D Sup.
Em 2012, um Pelotão de Suprimento do 10º D Sup foi designado para a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH), marcando a participação da OM no 17º Contingente da BRABAT 1, bem como sua atuação em terras estrangeiras.
Atualmente o 10º D Sup tem como missão principal realizar a atividade logística de suprimento das classes I, II, III (OLGA), V (armamento), V (munição), VI, VII, VIII, IX (pneus, baterias) e outras classes. Para tanto, está estruturado em pessoal e material que lhe proporcionam as condições necessárias para bem cumprir esta missão.
Além de executar a atividade logística de suprimento, nossa unidade também cumpre missão da atividade logística de transporte, apoiando as demais Unidades subordinadas e vinculadas à 10ª RM e todos os Tiros-de-Guerra dos estados do Ceará e Piauí.
O 10º Depósito de Suprimento, herdeiro das mais caras tradições das OM que o formaram, ratifica seu compromisso de proporcionar, com oportunidade e presteza, apoio logístico às Unidades pertencentes e vinculadas à 10ª RM.
“10º D Sup: A FORTALEZA LOGÍSTICA APOIANDO AS CONQUISTAS!”
Vista aérea do Armazém de Viveres (AV)
Redes Sociais