Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Domingo, 20 de Setembro de 2015, 13h59 | Última atualização em Segunda, 08 de Março de 2021, 19h30 | Acessos: 4795

 

foto histórica do pavilhão de comando do 10 dsup

 Pavilhão de Comando

 

A origem do 10º Depósito de Suprimento (10º D Sup) remonta a 02 ABR 1943, data em que foi sancionada, pelo Presidente Getúlio Vargas, através do decreto nº 5.371, a criação do Estabelecimento Regional de Subsistência da 10º Região Militar (ERS/10), decorrente da necessidade do Exército em realizar o suprimento de artigos de subsistência às OM recém-criadas na região de Fortaleza, em função do caráter estratégico da área para a defesa do litoral nordestino, face às ameaças das forças nazi-fascistas, em plena 2ª Guerra Mundial.

Nos anos seguintes, o ERS/10 foi se estruturando com a finalidade de aprimorar o seu mister, a atividade logística de suprimento, através da ativação da Padaria Militar, em 1944, e do Matadouro Militar em 1948.

Em 1951, foi criada a Granja Corcovado, que tinha como missão desenvolver as atividades ligadas a bovinocultura, suinocultura e ao cultivo de plantas forrageiras.

Em 01 DEZ 1956, foi criada a 10ª Companhia Depósito de Subsistência (10ª CDS), com o intuito de atender as necessidades em pessoal do ERS/10.

Em 02 ABR 1975, foi criado o 10º Pelotão de Remuniciamento (Pel Rem/10), no distrito de Penedo, no município de Maranguape-CE, OM independente e autônoma, subordinada à 10ª Região Militar, com a finalidade de receber, armazenar e distribuir munição para as Organizações Militares situadas nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

O ERS/10 prossegue suprindo as OM da 10ª Região Militar até a sua transformação, em 1976, em Depósito Regional de Subsistência (DRS/10), oportunidade em que houve a implantação do Subsistema de Subsistência, o qual estabeleceu uma maior eficiência no controle e na distribuição dos Suprimentos de Classe I para as OM apoiadas.

Ainda em decorrência da transformação do Estabelecimento Regional de Subsistência (ERS/10) em Depósito Regional de Subsistência (DRS/10), a 10ª Companhia Depósito de Subsistência (10ª CDS) perdeu sua autonomia, ficando como orgânica do DRS/10.

Em 05 DEZ 1990, decorrente de um novo conceito de apoio logístico no Exército, foram extintos, além do DRS/10, o Depósito Regional do Material de Intendência(DRMI/10), o Depósito Regional de Armamento e Munição (DRAM/10) e o 10º Pelotão de Remuniciamento (Pel Rem/10), sendo então criado o 10º Depósito de Suprimento (10º D Sup), por meio das Portarias Ministeriais nº 036 e 037-Res, de 05 de dezembro de 1990, que absorveu o pessoal, o acervo material e as missões das OM extintas.

Seguindo determinações da Portaria Ministerial nº 037-Res, de 05 de dezembro de 1990, o 10º Pelotão de Remuniciamento foi extinto, em 1º de janeiro de 1991, originando a 2ª Companhia de Suprimento do 10º D Sup.

Em 2012, um Pelotão de Suprimento do 10º D Sup foi designado para a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH), marcando a participação da OM no 17º Contingente da BRABAT 1, bem como sua atuação em terras estrangeiras.

Atualmente o 10º D Sup tem como missão principal realizar a atividade logística de suprimento das classes I, II, III (OLGA), V (armamento), V (munição), VI, VII, VIII, IX (pneus, baterias) e outras classes. Para tanto, está estruturado em pessoal e material que lhe proporcionam as condições necessárias para bem cumprir esta missão.

Além de executar a atividade logística de suprimento, nossa unidade também cumpre missão da atividade logística de transporte, apoiando as demais Unidades subordinadas e vinculadas à 10ª RM e todos os Tiros-de-Guerra dos estados do Ceará e Piauí.

O 10º Depósito de Suprimento, herdeiro das mais caras tradições das OM que o formaram, ratifica seu compromisso de proporcionar, com oportunidade e presteza, apoio logístico às Unidades pertencentes e vinculadas à 10ª RM.

 

10º D Sup: A FORTALEZA LOGÍSTICA APOIANDO AS CONQUISTAS!”

 

foto histórica armazem de viveres

Vista aérea do Armazém de Viveres (AV)

 

foto  histórica do pavilhão de comando do 10 dsup

Vista lateral do Pavilhão de Comando

 

foto histórica do supermercado da vila militar

Vista externa do Supermercado da Vila Militar

 

foto histórica do supermercado da vila militar

Vista interna do Supermercado da Vila Militar

 

foto histórica área de empacotamento

Área de Empacotamento
registrado em:
Fim do conteúdo da página